O que é Dodecateísmo?


   A Natureza e seus aspectos, a mente humana, as nossas vontades, tudo é relacionado à Deuses e espíritos, tanto entre os antigos gregos e romanos quanto em toda religião pagã. A terra, que nos dá recursos; a Lua que influencia a gestação; o fogo que nos aquece; a nossa criatividade; o prazer; os solstícios, o destino... Tudo tem influência em nossas vidas.
   O dodecateísmo (também chamado de "hellenismo") é o reconstrucionismo do antigo paganismo greco-latino. Surgiu na década de 1990, na Grécia. Dodecateísmo vem do grego Dodekatheon (Δωδεκάθεον), que significa os doze Deuses olímpicos + o sufixo ísmo. O dodecateismo se dedica a preservar e praticar os antigos cultos dos nossos ancestrais gregos e também romanos, que influenciaram todos os cantos do Mediterrâneo.
   Por muito tempo a liberdade religiosa foi vedada no mundo ocidental. Hoje, com a liberdade de pensamento religioso, muitos estão voltando às antigas crenças, dentre elas o dodecateísmo, que se iniciou na Grécia na década de 1990.

   O dodecateísmo é tanto voltado à natureza quanto ao desenvolvimento espiritual. Pode ser praticado individual ou em grupo. não possui toda um sistema de teologia e hierarquia, mas pode-se referir a genealogia cósmica a partir do livro Teogonia, de Hesíodo.
   O sacerdócio dodecateísta não é centralizado numa autoridade internacional. Cada clero pode estabelecer as próprias cerimónias e regras, desde que não saia dos padrões básicos e valores da religião.
   Não há "escrituras sagradas" no reconstrucionismo helénico, nem mesmo os livros dos antigos poetas gregos (vulgarmente conhecidos como mitos). Muitos mitos são baseados numa história real, porém com um toque divino. Os mitos podem ser revelações divinas. Também podem ser metáforas, para explicar sobre o Universo, sobre a ética e a moral.
Segundo a antiga religião, o Universo é dividido em três grandes reinos:

  • Reino do Céu: Toda a área celeste até a superfície da Terra. É governado pelo Deus Zeus. É o local onde fica o Olimpo, lar dos Deuses olímpicos. Este Reino pertence à linhagem do Céu (linhagem de Urano e Gaia), é o Mundo físico da Terra, e etéreo do Céu, é o plano da  manifestação.
  • Reino do Mar: Os oceanos e mares. É governado pelo Deus Poseidón. É o local onde há criaturas marinhas, monstros marinhos e belas ninfas marinhas. Este Reino pertence à linhagem do Mar (linhagem de Ponto), é o Mundo astral, é o plano criativo e intuitivo.
  • Reino do Submundo: Abaixo da crosta terrestre, cuja entrada fica entre a terra e o mar. É governado pelo Deus Hades. É o local onde vão as almas dos mortos. no Submundo há os Campos Elísios (onde vão os virtuosos), o Tártaro (onde vão os maus e errantes), e a Planície Asfodélica (onde vão os que não fizeram nada de bom nem de mau). Depois de um tempo no Submundo, as almas retornam a novos corpos. Segundo tradições e mistérios gregos, temos que evoluir nosso espírito até chegar à um plano superior e nos livrarmos da matéria. Este Reino pertence à linhagem da Noite (linhagem de Nix), é o mundo espiritual, é o plano lógico e racional.

As divindades são manifestações divinas, podem ser relaccionadas à manifestações naturais, ou podem ser relaccionadas a aspectos da mente e da vida humana. Elas são parte das vibrações universais mais primordiais (resumidas no hellenismo como os três reinos). Cada divindade têm sua particularidade, cada uma tem seus domínios, suas imagens, e suas oferendas particulares. As divindades são classificadas por "raças", que determinam suas origens e suas associações. Mesmo dizendo o que cada divindade abrange, sua exênssia é mais complexa e oculta.
As divindades greco-romanas são classificados em:

  • Deuses Primordiais: São Deuses que representam manifestações fundamentais do Universo, como a Lua, o Sol, a escuridão, a água. Os primeiros Deuses a existirem são todos primordiais. Exemplo: Gaia (a Terra), Nix (a Noite), Éros (o Amor), Urano (o Céu).
  • Deuses Titãs: São doze Deuses colossais, filhos de Urano e Gaia (Céu e Terra)  que representam, muitas vezes, aspectos materiais da Terra e do Céu, fenômenos e elementos da Natureza. Alguns Titãs são filhos dos doze primeiros Titãs. Os primeiros Titãs são filhos de Urano, portanto são chamados Urânidas (filhos de Urano). Exemplos desta raça: Saturno, Cíbele, Febe, Crio.
  • Deuses Olímpicos: São Deuses cultuados posteriormente como principais Deuses, residem o "Olimpo" (que é como uma sociedade dos Deuses mais importantes). Os primeiros Deuses desta raça são filhos de Saturno (Cronos) e Cíbele (Réia), e por isso são chamados Crónidas. Representam aspectos das virtudes, da vida e da mente humana. Exemplo: Júpiter (Zeus), Juno (Hera), Vênus (Afrodite), Neptuno (Poseidón), Baco (Dionísio), Minerva (Atena). Muitos são associados à pessoas virtuosas do passado, que foram então adoradas como Deuses. Um Deus Olímpico é uma alta classe de divindade, independente de ser ctônico, aquático ou telúrico.
  • Deuses Telúricos: São Deuses relacionados à terra, à fertilidade, à ruralidade, à superfície da Terra. Ceres está relaccionada tanto à uma Deusa Olímpica quanto Telúrica. Exemplo: Fauno, Clóris, Ceres.
  • Deuses Ctônicos: São Deuses do Submundo, relacionados com a magia, ou com espíritos, ou com virtudes e anti-virtudes, ou com a morte e renascimento. Exemplo: Hécate, Éris, Tânato, Hipnos.
  • Deuses Aquáticos: São Deuses do Reino do Mar, geralmente composto por divindades de características parecidas e por ninfas marinhas. Exemplo: Nereu, Proteu, Anfitrite.
  • Musas: São as nove filhas de Apolo, ou, segundo outras versões, filhas de Mnemosine com Júpiter, relaccionadas às artes e à ciência, cada arte ou ciência para uma das musas. São elas: Calíope, Clio, Erato, Euterpe, Melpômene, Polimnia, Tália, Terpsícore, Urânia. As Musas são responsáveis pela inspiração, que faz-nos tocar uma boa música, desenhar uma bela imagem, escrever uma bela poesia, refletir sobre o universo.
  • Ninfas: São espíritos femininos que se associam à um local natural, ou uma árvore, ou um manancial, ou um lago, etc. São seres elementais, equivalentes às fadas na religião celta. Há diferentes classificações para as ninfas de diferentes lugares ou árvores. Ninfas também podem ser seguidoras de alguns Deuses, atuando em suas vibrações ou representando a graça divina desses Deuses.
  • Sátiros: São criaturas metade humana metade bode, também chamados de faunos, representando a vida silvestre. Sátiros também são relaccionados ao sexo, alguns são seguidores de Baco, junto com as bacantes. Sátiros adoram ninfas, vivem tentando ter sexo com elas. Junto com as ninfas, os sátiros dão fertilidade à natureza.
  • Moiras: Também chamadas de Parcas, são três divindades ctônicas que determinam o destino dos humanos e dos Deuses: Cloto (a que tece o fio da vida); Láquesis (a que enrola o fio); Átropos (a que corta o fio). Elas estão relacionados ao ciclo de ascenção, auge e declínio.
  • Fúrias: São três filhas de Éris que personificam a vingança. São elas Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Constante).
  • Graças: São três ninfas seguidoras de Vênus. São elas Aglaia (Claridade), Talia (a que faz brotar flores) e Eufrosina (Alegria). Juntas formam o triplo aspecto de Vênus.

   Dentro do dodecateísmo havia vários cultos sectários, muitos deles envolvendo a crença e o culto da reencarnação. A idéia central desses cultos é que o nosso espírito evolui ao longo de nossas vidas, com o que aprendemos, com o que fazemos, com o bom uso de nossas virtudes, e assim vivemos, morremos, renascemos, até nosso espírito atingir um alto nível e então ficaremos livres do ciclo de reencarnação. Essas idéias influenciaram bastante a religião popular.
   Os espíritos que alcançam o alto nível podem nos oferecer proteção e graça por meio de oferendas, libações e orações.
   O neopaganismo grego não é centralizado, sendo assim, cada pessoa ou grupo "constrói" a sua ideologia dentro da religião, lembrando-se das divindades e de sempre estar perante a virtude. A idéia básica do dodecateísmo sobre evolução espiritual está, basicamente, em praticar a virtude e respeitar o divino.
Leia também o artigo "O Divino"

17 comentários:

  1. Você afirma:
    "O dodecateísmo é o reconstrucionismo do antigo paganismo greco-latino".

    Mas, pelo pouco que li você não usa o nome grego das divindades, mas sim o romano.

    Achei um tanto quanto estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, para esclarecer um engano seu, greco-latino se refere á tudo ligado á Grécia e Roma, é um sinônimo de Greco-romano. Espero ter ajudado á sanar suas dúvidas.^-^

      Excluir
  2. Olá, estudo Magia Helenica a um tempo, e tenho um enorme interesse em participar de um grupo de estudos e iniciações dentro das tradições Helenicas, como faço para estar fazendo parte?
    Tenho mais de 10 anos de estudos dentro do Paganismo, 6 anos estudando Ocultismo, e tenho o 1 grau da OTOM.

    Aguardo um contato.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Vc se dará muito bem em estudar e praticar a teurgia dedicada às divindades gregas. Procure pela Ordem "Aurum Solis". Existem templos no Brasil.
      http://www.aurumsolis.info/index.php?lang=pt-br

      Excluir
  3. Háils!!!

    Tem uma escola de Magia aqui em Sampa que trabalha focado na Magia Grega: Faces da Lua. Mais se tratando de Ocultismo, recomendo entrar em contato com o meu Mestre, não é porque é meu Mestre mais ele é um dos melhores aqui no Brasil, esse é o link dele no facebook: https://www.facebook.com/grimm.wotan
    Pensei que tivesse contato com algum grupo de Dodecateísmo aqui no Brasil.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica essa escola? Não consigo acessar o link que vc mandou

      Excluir
  4. Não sei se ajudaria, mas estou montando um blog com diversas informações sobre mitologia, caso haja algum interesse em dar uma olhada, ele é bem extenso e pretendo acrescentar o máximo de informações possíveis.

    ResponderExcluir
  5. o link do blog é esse: http://universogrego.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. para aqueles que se interessarem em seguir o Dodecateísmo e os antigos deuses gregos, recomendo algumas leituras interessantes sobre mitos e divindades gregas, como os hinos homéricos e órficos, eu pessoalmente após muitapesquisa encontrei para baixar as versões em espanhol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes me mandar os links que tenham esses hinos para baixar? Sobretudo os órficos

      Excluir
  7. Primeiramente eu gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho com esta blog, ficou muito bom e organizado, além de explicar tudo certinho, tanto sobre o dodecateismo e quanto os deuses.
    Porém eu gostaria de fazer algumas perguntas, na religião helênica existe o conceito de bem e mal? Não seria caos e ordem?
    E os antigos gregos acreditavam em reencarnação? Ou isso era alguma vertente deles, ou algo assim?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de parabenizar pelo blog.

    Vocês tem algum grupo no facebook?

    ResponderExcluir
  9. Oi, vc conhece algum grupo de praticantes do dodecateísmo?

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber como se faz para cultuar os erotes, preces rituais altar coisas do tipo, procuro informaçoes mas pouco se fala sobre eles

    ResponderExcluir
  11. Tem como me maanda ou colocar referências do Dodecateísmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlostrack2009@hotmail.com preciso para um trabalho

      Excluir