Urano


  • Raça: Deus Primordial
  • Aspectos: Deus-Pai; Deus-Ceu.
  • Cônjuge: Gaia
  • Filiação: Gaia
  • Descendentes: Ciclopes; hecatônquiros; Vênus; ninfas melíades; gigantes; fúrias.
  • Aliados: Não possui
  • Plantas relaccionadas: Freixo; faia; choupo; cedro; .

Urano é o Céu, embora já saibamos que o azul que vemos acima de nós não passa do próprio Universo, portanto temos que entender de modo metafórico a cosmogonia grega. A lógica da criação está em que tudo o que é maior (ou mais amplo) é ancestral de algo menor (ou menos amplo) Neste caso o casal mais antigo a habitar o mundo seria a coisa mais ampla, "o Céu e a Terra", cujos herdeiros são o tempo (Cronos) e o espaço (Réia), pois tempo e espaço estão sob os limites do Céu e da Terra. Quando falamos em Urano como o céu, podemos considerar não uma abóbada celeste como os antigos pensavam, mas sim o sutil, o extra-terreno. Enquanto Gaia rege tudo o que é material, Urano rege tudo o que é incorpóreo.
Segundo Hesíodo, Urano é filho e marido de Gaia. Ele fecunda a Terra com a chuva. Somente com Gaia ele teve relacções e então somente com ela possui descendentes. Porém, quando seu filho, Cronos, cortou-lhe os testículos enquanto ele copulava com Gaia, Seu sangue se espalhou, gerando as fúrias, as melíades, e, dos testículos que cairam no mar, a belíssima Deusa Vênus (Afrodite), nascida das espumas do mar numa concha de madrepérola. Urano foi um tremendo tirano. Durante o seu reinado ele mantinha presos todos os filhos que ele tinha com Gaia.

4 comentários:

  1. Hino órfico a Ouranós traduzido do espanhol

    IV. A OURANÓS

    Incenso odorante

    Ouranós, criador de todas as coisas, elemento de perene solidez, rançoso, universo envelhecido, princípio e fim de tudo; pai mundo, que dá voltas, como uma esfera, em torno da terra; mansão dos deuses bem-aventurados, que te lanças com vertiginosos giros de rotação; guardião, celestial e terreno que tudo abraça e em teu peito possuis a insuportável necessidade da Natureza; azulado, indomável, multicolor, multiforme, onividente, pai de Krónos, bem-aventurado, divindade superior a todas, escuta-me e proporciona uma vida piedosa ao novo iniciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo Hino do Deus Urano
      Que mesmo sendo um deus perverso eu o admiro
      Por criar todas as coisas junto com Gaia

      Excluir
  2. Tenho ligação profunda com esse Deus

    ResponderExcluir