Éros

  • Raça: Deus primordial
  • Aspectos: Deus do amor; Deus da união; Deus do equilíbrio.
  • Cônjuge: Psiquê
  • Filiação: Vênus e Marte.
  • Descendentes: Hedonê
  • Aliados: Vênus; Têmis; Apolo; Hélio; Selene; Eos; Cronos; Gaia; Nix; Pontos; Proserpina.
  • Plantas relaccionadas: Mirra; olíbano; acácia; patchuli; anis; cálamo; benjoim; canela; cravo-da-índia; eucalípto; oliveira; erva-doce; alecrim; verbena; hortelã; gengibre; gardênia; manjerona; jasmim; louro; lótus; azevinho.
  • Atributos e símbolos: Arco e flecha; asas brancas.

Éros é o Deus do amor, da união. Hesíodo o classificava como um Deus primordial, que deu impulso à criação, ele é a "vontade" da criação (leia Teogonia, de Hesíodo). Não significa que Éros é o criador de todo o Universo, e sim que ele é o organizador de tudo, ele é o oposto do Caos, ele é a harmonia cósmica primordial que compõe o Universo. Hesíodo dizia que ele é "o mais belo entre os Deuses imortais".
Muitos autores diziam ser Éros filho de Vênus (Afrodite) e Marte (Ares). Vênus é o arquétipo do feminino, a suavidade, a paz; Marte é o arquétipo do masculino, a agitação, a guerra. Com a união de cada uma das duas polaridades, surge Éros, a harmonia cósmica perfeita, composto pelas duas polaridades em harmonia (Yin-Yang).

Com o tempo, Éros foi sendo cultuado erroneamente como somente o Deus do amor físico (carnal), adaptando-se o nome romano de "Cupido". Éros é assim conhecido até os dias de hoje, uma criança alada com um arco e uma flecha, atirando nos casais para que se apaixonem. Muitas vezes, nas antigas Grécia e Roma, Éros era representado como uma criança alada portando um arco com flechas. Outras vezes era representado como um adulto alado.
Éros e Psiquê

Segundo um mito, Eros casou-se com Psiquê (a Alma), com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, pois isso significaria perdê-lo. Mas Psiquê, induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Éros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do Deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu marido, que acorda. Irritado com a traição, Éros a abandona. Esta, ficando perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Éros, que também sofria pela separação, implora para que Júpiter tenha compaixão deles. Júpiter o atende e Éros resgata sua esposa.

Muitos dodecateístas aceitam a idéia de emanacionismo, sendo Eros o princípio de todas as coisas, a origem da criação. Sendo assim, em todo o nosso ciclo de reencarnação, evoluímos até alcançarmos um estado superior, onde nos tornamos unos a esse princípio, nos tornamos unos a Eros.
Sendo o Deus, fruto da união de Vênus com Marte, e exaltando a idéia de emanacionismo, podemos concluir que Eros é o próprio bem, a união equilibrada de dois extremos é o "bem", enquanto o desequilíbrio de dois extremos é o "mal".

3 comentários:

  1. Hino órfico a Érôs, também chamado de Phánês, Erikepaíos, Priépos, Antaúgês, Prôtogónos e Kósmos, como deus da criação:

    VI. A PRÔTOGÓNOS

    Incenso, mirra

    Invoco a Prôtogónos de dual natureza, grande, errante pelos espaços celestes, nascido de um ovo, adornado de áureas asas, que muge como um boi, origem dos bem-aventurados e dos homens mortais, semente inesquecível, honrado com muitos sacrifícios, Erikepaíos. Indizível, que silvas a escondidas, prole resplandecente, que as sombrias trevas dos olhos dissipastes, porque por todas partes tremulando com a força de tuas asas, no brilhante universo, impulsionando a sagrada luz, pelo que te chamo Phánês, soberano Príêpos e Antaúgês de olhos vivos. Mas bem-aventurado, prudentíssimo e prolífico, apresenta-te satisfeito ao ritual sagrado e multiforme para contentamento de seus oficiantes.

    ResponderExcluir
  2. LVIII. A ÉRÔS

    Incenso odoroso

    Invoco ao grande, puro, amado e doce Érôs, poderoso por seu arco, alado, veloz como o fogo, de ágil corrida em seu impulso; que brinca com os deuses e com os humanos mortais, habilidoso, de dual natureza, possuidor dos mananciais de todas as coisas, isto é, da abóboda celeste, do mar, da terra e de quantas respirações de toda índole proporciona para os mortais a deusa que produz frutos verdes, e de quanto habitas o amplo Tártaros e o mar de estrondosas ondas. Porque tu sozinho dominas o timão de tudo isso. Mas, veja, afortunado, com pensamento puro acode a teus iniciados e desvia deles os impulsos perniciosos e estranhos.

    ResponderExcluir
  3. É necessário se distiguir dois personagens que tem o nome Eros.
    O primeiro é Eros-Phanes,Protógono, o que nasceu do ovo cósmico, filho da Noite. É o fogo primordial gerador de vida. O segundo Eros é filho de Afrodite, que durante o império romano tomou a forma do conhecido jovem cupido.

    ResponderExcluir