Moral Hellenista


Assim como em toda religião, o dodecateísmo também possui seus valores morais, que conduzem a um destino melhor que carregaremos por toda a vida na Terra. Não são exatamente "mandamentos", e sim conceitos, conceitos gregos que valem carregarmos em nossas vidas. Veja alguns deles:

Caminho da Virtude: Virtude é o máximo valor do dodecateísmo, um valor que sempre teve na religião grega, porém na prática foi bem diferente, infelizmente. O exemplo da impotância disso é o próprio mito de Hércules (Héracles): Este herói buscou sempre ser um grande herói, até que num momento de sua vida surgiu-lhe duas mulheres, uma chamada "Virtude", e outra chamada "Prazer". Virtude ofereceu-lhe um destino penoso, de muito esforço e perigo, porém glorioso. Prazer ofereceu-lhe um destino de facilidades e luxo, porém sem glória. Hércules escolheu então o caminho da Virtude, onde foi submetido a várias provas, que sempre se destinavam a ajudar outras pessoas e superar suas imperfeições.
Hércules percorreu uma senda de doze tarefas, nas quais deveria Hércules (alma rumo à perfeição) servir ao rei Euristeu (alma imperfeita). Assim, Hércules superava doze imperfeições. Em troca disso tudo, o nosso herói foi reconhecido com dignidade e alcançou a plenitude espiritual, um modelo para as futuras gerações. Esta é a verdadeira essência do heroísmo, e está muito ligado às teorias órficas de se libertar do ciclo de reencarnação. O próprio Sócrates e seus discípulos enalteciam a virtude.

Dedicar-se a família: A família sempre foi essencial, tanto na Grécia quanto em Roma. Eles te criaram, te deram conhecimento, te acolheram. Mesmo que os parentes não façam parte da religião devem ser respeitados. A família não se limita apenas a mãe, pai e irmãos. Até os ancestrais que morreram merecem respeito e honra. Devemos amar nossos pais, e também nossos filhos (caso tenhamos). Família é o principal pilar que nos sustenta, por toda nossa vida.

Ter conhecimento e respeito do Destino: Todos nós nascemos, e todos morreremos um dia, então não há de ficar irado com isso, afinal, para haver vida é preciso haver a morte. Imagina se ninguém morresse, iria ser um caos! Todos iam envelhecer, envelhecer, envelhecer, ficarem fracos, cansados e nunca iriam morrer, seria horrível. E também, o mundo lotaria. A morte é tão necessária quanto a vida. O dodecateísmo crê na reencarnação e na recompensa e evolução do espírito a cada vez que este desencarna e reencarna. Temos que ser virtuosos para podermos ser recompensados na postumidade, e só assim evoluímos. Quando a alma evolui no máximo grau, ela vive na perfeição, vive desencarnada eternamente e vive livre do corpo físico, una aos Deuses (eis um dos significados do Caduceu)
Segundo os mitos, os virtuosos quando morrem e partem para o Submundo vão aos "Campos Elísios", para serem recompensados; os desvirtuosos vão ao "Tártaro", onde são castigados; os que não fizeram nenhum mal, e nenhuma virtude, vão aos "Campos Asfódelos". Depois de um tempo recebendo suas recompensas e penalidades, reencarnam novamente. Os espíritos virtuosos durante a vida evoluem, e continuam reencarnando até que chegue à extrema plenitude e se liberte do ciclo de reencarnação. Não devemos temer a morte. Com a razão podemos compreender e aceitar a morte como uma força de transformação da Natureza.

Respeitar a Natureza: Esse valor é essencial, não só a todo dodecateísta, como também a todo pagão, e a todo mortal. O dodecateísmo é uma religião panteísta, ou seja, crê que o Universo faz parte do divino, é o corpo dos Deuses primordiais, é o corpo de Gaia (nossa mãe divina). A Natureza é importante para a nossa sobrevivência e a dos outros seres vivos. Ela produz todos os recursos que necessitamos, água, alimentos, ar, fogo, metais, tudo. Jamais deve-se fazer coisas prejudiciais à Ela. A Natureza é a própria Gaia, e as ninfas são as Suas manifestações. Cada árvore, cada manancial, cada bosque, cada montanha têm sua ninfa particular, e devemos respeitá-la e a seu ambiente. A Natureza é o corpo físico dos Deuses.

Respeitar as diferenças: Respeitar a quem está a sua volta é importante, infelizmente é muito esquecido. Não deve-se ter conclusões erróneas ou pouco refletidas sobre alguém, alguma classe ou algum povo. Preconceito é isso, ter colclusões negativas sobre algo sem antes refletir a fundo, sem antes analizar as diversas opiniões. Podemos não aceitar, porém devemos respeitar a opinião do próximo, respeitar a ideologia, a cultura e até a opção sexual do próximo. O respeito à diversidade nunca foi bem aceito entre os gregos, mas devemos abrir a mente e respeitar.

Promover igualdade: Devemos ter um olhar igualitário a todos a nossa volta. Não há superiores e nem inferiores. O homem não é inferior e nem superior a mulher. Nós não somos superiores nem inferiores aos outros animais. Pertencemos a mesma classe dos animais, afinal, cada animal possui sua habilidade particular, como o vôo, a velocidade, as presas afiadas, e nós, humanos, recebemos a habilidade da "criatividade" (leia o início do mito de Epimeteu e Prometeu). Ninguém pode ser considerado inferior ou superior pelo modo de pensar, pela origem, pela religião.

Liberdade: Liberdade para ir e vir, e também liberdade de pensar, de opinar, de questionar, de se expressar. Os gregos, desde o início davam valor a esse conceito. Devido à vários factos sociais, políticos e culturais, as terras gregas obtiveram uma liberdade capaz de fazer crescer a filosofia grega. Com essa liberdade intelectual, a filosofia grega foi a mais ampla e a mais eficiente do Ocidente. Tanto que, posteriormente, os gregos formaram o povo que mais valorizou a razão. A própria capital, Atenas, foi nomeada em honra à Deusa da razão. A liberdade é a principal chave para a razão e contemplação.

6 comentários:

  1. É melhor do que o cristianismo, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. a questão não é ser melhor que outra religião e sim manter seus valores com fervor...

    ResponderExcluir
  3. ZEUS SEJA LOUVADO...... POSEIDON SEJA AMADOO.. VIVA TODOS OS DEUSES ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    OBRIGADO A TODOS OS DEUSES POR TEREM ME CURADO DE MINHAS DOENÇAS E ME LIVRADO DA CADEIRA DE RODAS!!!❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾❀ ✿ ✾V

    ResponderExcluir
  4. A cultura,cristã se espelhou muito na cultura,grega!

    ResponderExcluir
  5. Viva...'aos deuses gregos!

    ResponderExcluir