Selene

 
  • Raça: Deusa Primordial
  • Aspectos: Deusa lunar; Deusa-Lua.
  • Cônjuge: Endimião
  • Filiação: Hiperião e Téia
  • Descendentes: Menaes
  • Aliados: Diana; Nix; Hécate; Éros; Astéria; Eós; Hélio; Fauno; Ponto.
  • Plantas relaccionadas: Eucalípto; artemísia; dama-da-noite; cânfora; sândalo; trombeta; erva-cidreira; datura; camélia; gardênia; abóbora; parreira; lunária; salgueiro; lírio.
  • Atributos e símbolos: Crecente Lunar; tochas; prata.

Selene é a própria Lua. Ela é irmã de Eós (Aurora) e Hélio (Sol), e junto com eles, Selene participa do ciclo dia-noite da Terra. Logo que seu irmão Sol completa sua jornada nos seus, ela aparece. Seus poderes são concretizados na Terra, dentre eles, Selene controla o nível das marés. Há afirmações de que a Lua influência na gestação feminina e nos ciclos menstruais.
Selene é representada como uma mulher bela e alva, numa carruagem de prata puxada por dois cavalos brancos, ou montada num touro branco. Assim como muitas Deusas lunares, ela porta uma crescente lunar na testa, um símbolo de meia-lua deitada. Em sua principal lenda, ela se apaixonou pelo mortal Endimião, mas o facto dele ser mortal a perturbava, Selene não queria vê-lo envelhecer e morrer. Então, a Deusa fê-lo dormir eternamente, para que nunca envelheça ou morra. Nas poucas vezes que Endimião acordava, era somente para ver Selene. Com ele, a Deusa gerou cinquenta Deusas, conhecidas como Menaes, que correspondem aos meses lunares.

Selene também amou Pã (Fauno), e com ele teve a Deusa Pandia, que representa o brilho da lua. Selene costumava ser bastante confundida com Diana, ou até com Hécate. Diana representa a Lua Crescente, e Hécate a Lua Nova, porém, Selene representa a Lua em geral, em todas as fazes, Selene é a própria Lua primordial. Em sua homenágem foi dado seu nome ao elemento químico Selênio.
A Lua sempre foi associada ao feminino, à mulher. Deidades relaccionadas à feitiçaria freqüentemente são associadas à Lua. A Lua reflete e flui o poder feminino. Em diversas religiões podemos perceber esta associação da Lua com a mulher, com a mística feminina, ou com o princípio feminino da criação.
Selene era cultuada bem antes do culto aos Deuses Olímpicos. Sua celebração ocorria no dia 7 de Fevereiro. Ela é muito cultuada, junto a outras divindades lunares, na religião wicca.

Um comentário:

  1. Hino órfico a Selénê traduzido do espanhol

    IX. A SELÉNÊ

    Incenso odoroso

    Escuta, régia deusa, geradora de luz, divina Selénê, Lua de cornos de touro, que, noctâmbula pelas rotas do ar, ao longo da noite, sustentas uma tocha; donzela, formosa estrela, Lua, crescente e minguante, fêmea e macho; de sólido resplendor, que gostas dos cavalos, mãe do tempo, portadora de frutos, ambarina, de forte caráter, reluzente no meio da noite, onividente em vigília, pujante entre belos astros. Complacente com a paz e a felicidade da noite, brilhante, outorgadora de alegria, culminadora, espetáculo da noite, rainha dos astros, vestida de longo péplos, de sinuosa corrida, sapientíssima donzela. Vem, pois, bem-aventurada, benévola, belo astro, refulgente por tua luz, e salva, donzela, a teus jovens suplicantes.

    ResponderExcluir