Eos

  • Raça: Deusa Primordial
  • Aspectos: Deusa da aurora.
  • Cônjuge: Titono.
  • Filiação: Hiperião e Téia
  • Descendentes: Mêmnon; Emátion; Ventos
  • Aliados: Ventos; Nix; Éros; Astéria; Selene; Hélio; Apolo.
  • Plantas relaccionadas: Eucalípto; capim-limão; lavanda; estramónio; borragem; cicuta; hera; sanguinária.
  • Atributos e símbolos: Asas; cântaro; manto branco.

Eos é a aurora, o amanhecer, cuja função é abrir espaço no céu para a carruagem de Hélio e despertar os mortais, anunciando o início do dia. É representada como jovem alada ou sob um manto branco, de cabelos loiros e vestes rosadas.
Eos se apaixonou pelo mortal Titono, e assim como sua irmã, Selene, ela concedeu ao amado a imortalidade. Porém, a Deusa do amanhecer esqueceu de dar-lhe também a juventude eterna, e assim Titono ficou velho sem nunca poder morrer. Eós então o escondeu na escuridão, até Titono se transformar numa cigarra. Com ele, Eos teve dois filhos, Mêmnon e Emátion.
Junto com Astreu, Eos gerou os quatro ventos: Bóreas, Zéfiro, Euro e Noto.

2 comentários:

  1. além desses, ela também é mãe das Ástra Planéta,"Estrelas Errantes", ou seja, os planetas que são cincou ou seis: Eósphoros e Hespéros, Vênus (a estrela da manhã e da tarde), Phainôn, Saturno, Phaéthôn, Júpiter, Stilbôn, Mercúrio, Pyroeis, Marte,todos filhos de Eós e Astraíos e irmãos portanto de Astraia,"a estrelada", e dos Anemoí (Ventos)

    ResponderExcluir
  2. Hino órfico a Eós traduzido do espanhol:

    LXXVIII. A EÓS

    Incenso, grãos de incenso

    Escuta-me, deusa, que traz o dia que ilumina aos mortais, resplandecente Eós, que estende teu rubor pelo universo, mensageira de Titán, grandiosa e nobre divindade; que a passagem de Nýx, com sua negrura e escuridão, relega as profundidades da terra com tua saída. Condutora dos trabalhos e administradora da vida dos mortais e não há quem escape de teu olhar, dado que esta exerce desde o alto, quando sacodes o doce sono das pálpebras. Todo mortal se alegra, todo ser rastejante, e o resto das espécies de quadrúpedes, pássaros e abundantes tipos de animais marinhos. Pois procuras aos mortais uma existência ativa em sua totalidade. Portanto, bem-aventurada e casta, aumenta, por favor, a sagrada luz de teus iniciados.

    ResponderExcluir