Têmis


  • Raça: Titânide (Urânida)
  • Aspectos: Deusa da justiça; Deusa da ética; Deusa da ordem e equilíbrio.
  • Cônjuge: Arqui-amante de Zeus.
  • Filiação: Gaia e Urano
  • Descendentes: Astréia; as Horas Éticas (Diké; Irene; Eumónia); e as nove Horas Telúricas;
  • Aliados: Titãs; Deuses Olímpios; Nix; Parcas; Gaia.
  • Plantas relaccionadas: Manjerona; giesta; hipericão; salva; arruda; gengibre; cebola, verbasco.
  • Atributos e símbolos: Balança; espada; olhos vendados.

Têmis é a própria ética e justiça. Era chamada de Justitia pelos romanos, que significa "Justiça". Seus símbolos são bem claros: A balança significa igualdade ao julgamento, igualdade ao julgar os dois lados de um confronto; A venda nos olhos é um símbolo atual, e significa que a justiça é cega, não julga pela aparência, classe ou etnia de um indivíduo; A espada significa a punição merecida ao culpado. São símbolos muito relaccionados na área de Direito.
Quando ainda criança, foi entregue por Gaia, aos cuidados de Nix (a noite) , que acabara de gerar Nêmesis. O objetivo de Gaia, era proteger Têmis da loucura de Urano. Porém Nix estava cansada, pois gerara incessantemente seus filhos. Então Nix entrega sua filha Nêmesis, e a sobrinha Têmis aos cuidados de suas mais velhas filhas, as Deusas Moiras (trio de divindades do destino), que lhes ensinaram tudo sobre a ordem do Universo e que tudo deve ser equilibrado. Têmis e Nêmesis são as Deusas perfeitas a apoiar a ordem cósmica. Têmis é a justiça e Nêmesis é a vingança.
Ídolo de Têmis no Supremo Tribunal Federal (Brasília)
Têmis, embora seja uma Titânide, é muito amada por Zeus. Ela vive no Olimpo com ele, talvez seja a única dos seus irmãos Titãs a ser bem-vinda ao Olimpo. Ela é como uma segunda esposa de Zeus, tendo com ele As Horas, divindades que regem os períodos para manter a ordem no Universo. Têmis não só é a justiça social humana, mas também o equilíbrio cósmico e natural, tanto que ela é muito associada a sua mãe, Gaia.
Durante o Dilúvio (que cada cultura e religião possui a sua versão), Pirra e Deucalião construiram uma embarcação aconselhados por Zeus. No fim do Dilúvio, Têmis disse ao casal jogarem os ossos de sua mãe, os ossos de Gaia (as pedras). Eles as jogaram, e delas sugiram novos humanos para recomeçar a sociedade.

4 comentários:

  1. Hino órfico as deusas da lei e da ordem cívica, Némesis (um Daímôn), Díkê (em Hórê) e Dikaiosýnê (um Daímôn), companheiras de Thémis.

    LXI. HÝMNOS A NÉMESIS

    Incenso odoroso

    Te invoco, oh Némesis, deusa, augusta soberana, onividente, espectadora da vida dos mortais que se distribuem em diferentes povos, eterna, veneranda, porque és a única que se alegra com a justiça e transforma as varias atitudes, que sempre são instáveis; a quem todos os mortais temem, lançando o jugo a seu pescoço, porque sempre te preocupa o sentir de todos, e não te passas desapercebida a mente que, por um desejo irreflexivo, despreza as normas. Pois tudo vês, tudo ouves e tudo reges; em ti residem as normas de justiça dos mortais, excelsa divindade. Vem, pois, bem-aventurada, pura e para sempre socorredora de teus iniciados e concede-nos ter uma sã intenção, pondo fim aos pensamentos odiosos, ímpios, soberbos e inconstantes.

    LXII. A DÍKÊ

    Incenso odoroso

    Canto ao olhar de Díkê que tudo vê, de esplendida figura, que se senta no sagrado trono do soberano Zeús e, desde o céu, contempla a vida dos mortais que se distribuem em diferentes povos, deixando-se cair como justa vingadora das injustiças e confrontando, desde sua equanimidade, os feitos anômalos com a verdade, pois tudo quanto, por seus maus pensamentos, lhes marcha aos mortais de um modo confuso, ao desejar seu proveito com injustas intenções, tu sozinha o reconduzes impondo o castigo aos injustos. Vem, pois, deusa justa, para inspirar-nos nobres pensamentos, até que, em qualquer momento, possa apresentar-se em minha existência o dia fatal fixado pelo destino.

    LXIII. A DIKAIOSÝNÊ

    Incenso odoroso

    Oh justíssima, felicíssima e agradável para os mortais, que, desde tua suavidade, desfrutas sempre com os humanos justos; por todos honrada, de feliz sina, gloriosíssima Equidade, que com pensamentos limpos decides sempre o que é devido. Indestrutível em tua mente, porque tu, em troca, destróis a todos quantos não se submeteram a teu jugo, senão que o desprezaram, virando, por sua insaciabilidade, os sólidos pratos da balança. Suave, amiga de todos, festiva, agradável, que te alegras com a paz e buscas ardorosamente uma vida segura, porque sempre odeias a ambição e te alegras com a equanimidade; em ti, pois, o conhecimento da virtude alcança um nobre fim. Escuta, deusa, e reprime com justiça a maldade dos mortais, para que sempre transite com equilíbrio a vida honesta dos humanos que comem os frutos da terra, e a de todos os seres vivos que em seu regaço nutre a deusa mãe Gaía e a daqueles que sustenta Zeús, o das águas marinhas.

    ResponderExcluir
  2. Hino órfico a Thémis traduzido do espanhol.

    LXXIX. A THÉMIS

    Incenso odoroso

    Invoco a Thémis, filha do ilustre Ouranós e de Gaía; jovem donzela de suave tez como botão de rosa, que foi a primeira que ensinou aos mortais o oráculo sagrado, servindo aos deuses com o anúncio de seus oráculos no santuário de Delphoí, no solo pítio, onde reinava Pýthôn. Também ensinou ao soberano Apóllôn o sentido da justiça, pois tu, que te moves na noite, em tua esplendida beleza, com a reverência e a honra que todos te tributam, fostes a primeira que descobristes os sagrados mistérios aos mortais, lançando os gritos rituais a tua soberania nas noites de delírios báquicos. Porque de ti provêm as honras dos bem-aventurados e os sagrados mistérios. Mas, veja, afortunada donzela, vem, te rogo, contente e com boa vontade a teus piedosos e místicos rituais.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa Deusa
    Eu admiro ela bastante
    Por ser Justa em seus Julgamentos devemos ser como Têmis quando vamos Julgar alguém que Têmis os abençõe

    ResponderExcluir
  4. Mas a imagem de Têmis não é assim, essa de cima é da deusa Justitia, Dice ou Astréia. Têmis não é vendada nem segura uma balança! Vai na Wikipédia que verá!

    ResponderExcluir