Vesta

  • Raça: Deusa Olímpica (Cronida)
  • Aspectos: Deusa da família; Deusa da tradição; Deusa da estabilidade.
  • Cônjuge: Não possui
  • Filiação: Cíbele e Saturno.
  • Descendentes: Não possui.
  • Aliados: Hécate; Juno; Júpiter; Febe; Diana; Apolo; Têmis; Selene.
  • Plantas relaccionadas: Mirra; agnocasto; cânfora; avelã; acônito; arruda; hipericão; cravo-da-índia.
  • Atributos e símbolos: Véu branco; lareira; chama sagrada, asno.
  • Signo Associado: Capricórnio.
  • Festival romano:  9 de Junho.

Vesta (ou Héstia, em grego) é considerada a mais velha de seus irmãos. Ela é a Deusa da fámilia, das tradições, dos laços familiares e ancestrais, simbolizado pela lareira, ou o fogo doméstico. Junto com Minerva e Diana, mantém sua virgindade. Vesta era mais cultuada entre os romanos, onde suas sacerdotizas formavam um clero, jurando virgindade perante a Deusa. Elas eram chamadas "vestais". Uma mulher que fazia o juramento de devoção à Vesta, para se tornar uma vestal, teria que servir como clériga no templo por trinta anos. Depois de trinta anos, ela podia escolher entre ficar livre ou permanecer no clero.
Vesta, segundo os mitos, era cortejada por muitos Deuses, sobretudo por Neptuno e Apolo, porém ela decidiu permanecer casta e nunca se casar.

Era tradicional que todas as casas do mundo grego tinham uma fornalha, devotada à Vesta, a fornalha familiar que aquece a casa e interliga aos ancestrais. Ao fundar uma nova cidade, os gregos levavam consigo parte do fogo da lareira, simbolizando a continuação da tradição.
Vesta pode ser considerada uma Deusa séria, responsável, que valoriza o trabalho, uma divindade conservadora que se associa bastante ao mundo material e à busca de uma realização maior dentro dele.

    2 comentários:

    1. Hino órfico a Hestía traduzido do espanhol:

      LXXXIV. A HESTÍA

      Incenso odoroso

      Soberana Hestía, filha do poderoso Krónos, que ocupas o centro do lar, isto é, onde se encontra o fogo perene e grandioso. A estes sacerdotes de teus mistérios consagra-os, te rogo, mantendo-os sempre jovens, venturosos, sensatos e castos. Mansão dos deuses bem-aventurados e poderoso sustento dos mortais, eterna, multiforme, ansiada e de aspecto de verde erva. Sorridente e afortunada, aceita cordialmente estes sacrifícios, soprando em nós felicidade e uma saúde suavizante.

      ResponderExcluir
    2. Divina Hestia, traga ao nosso lar o amor entre a família, que possamos viver em uma casa que se encontra aquecida pelo fogo do amor, respeito e harmonia de seus moradores.
      Ausência de brigas, presença de colaboração, um lar cuja sua Divina energia se faz sentir consciente e inconscientemente em cada membro da família, trazendo equilíbrio em nossos corações, prosperidade e amor mutuo entre os integrantes do lar.
      Teu fogo sagrado aquece a todos como uma Mãe dedicada que cuida bem de teus filhos. Assim Agradeço e Agradecemos!

      ResponderExcluir