Hélio

  • Raça: Deus Primordial
  • Aspectos: Deus solar; Deus-Sol.
  • Cônjuge: Perseis.
  • Filiação: Hiperião e Téia
  • Descendentes: Faetonte; Faetusa (raios solares); Lampecia (luz solar); Electriona; reis Helíadas; ninfas Helíades; Circe; Eetes; Pasifae.
  • Aliados: Apolo; Pontos; Vulcano; Éros; Júpiter; Eós; Selene.
  • Plantas relaccionadas: Choupo; mirra; freixo; cravo; angélica; cravo-da-índia; peónia; alecrim; sésamo; escambroeiro; girassol.
  • Atributos e símbolos: Auréola solar; âmbar; águia.
  • Festival romano: 25 de Dezembro (simbolicamente o "renascimento" do Sol).

Hélio é o próprio Sol, tendo os visíveis poderes de emanar raios UV na Terra e mantê-la aquecida e iluminada, afinal, Deuses não são apenas inconcretos e/ou espirituais, também podem ser de poderes materiais, sobretudo os Deuses primordiais. Hélio é irmão de Selene (a Lua) e Eós (a Aurora), todos esses Deuses ajudam Nix a manter o Universo, para que esta possa descansar, por isso há o ciclo do dia e da noite.
Hélio é representado luminoso cruzando os céus com sua carroagem puxada por quatro cavalos de fogo. Seu mais antigo grande culto foi na ilha de Rodes, onde fora erguido o "Colosso de Rodes". Em seus mitos ele se apaixona por Rodo, ninfa da ilha de Rodes, onde tem 5 filhos, que foram reis de Rodes. Esta associação do rei com o próprio Sol não é particular dessa ilha. Em freqüentemente todos os impérios podemos perceber que o imperador é considerado divino, e na maioria das vezes é associado como filho do Sol.

Em Roma, durante a era do Império Romano, o imperador foi se divinizando cada vez mais, sendo associado também como filho de Hélios. Durante o Império, os romanos identificavam Apolo e Hélio como sendo o mesmo Deus, dizendo ser Apolo o próprio Sol brilhante nos céus. Essa associação pode ser também resultado das influências do mitraísmo.
No mito de Vênus e Vulcano (veja aqui), Hélio é o Deus que acusa a traição de Vênus com Marte. Podemos perceber a partir do mito que, enquanto Vênus mantinha relacções com Marte durante a noite e este fugia antes do amanhecer, nesta vez Marte não se deu conta do tempo, e o Sol apareceu ao amanhecer, que também significa que de dia podemos enxergar, e neste caso podemos ver a traição de Vênus com Marte.

2 comentários:

  1. Hino órfico a Hélios traduzido do espanhol

    VIII. A HÉLIOS

    Incenso, maná de incenso

    Escuta-me, afortunado, que possuis um olhar eterno e onividente, Titán de áureo resplendor, Hyperíôn, luz celestial, auto-gerado, infatigável, grato rosto dos seres vivos, criador de Eós, a direita e a esquerda de Nýx; que regulas a temperatura das estações, saltando com teus quadrúpedes. Vivaz, sibilante, inflamado, de rosto alegre, auriga, que realizas um trajeto em vertiginosos círculos, guia que convoca aos piedosos; furioso para os ímpios, possuidor de áurea lýra, que traças a harmoniosa vereda do universo, reitor de nobres empresas, jovem nutridor das estações, soberano do universo, de agudo sopro, rápido como centelha, de movimentos circulares, gerador de luz, multiforme, vivificante, fértil Paián. Eterno, puro, pai do tempo, imortal Zeús; suave, visível a todos, mirada envolvente do universo, quando te extingues e quando iluminas com brilhantes e formosos raios, guardião da justiça, amante da água, senhor do mundo, guardião da boa fé, supremo para sempre, salvador de todos, olho da justiça, luz da vida. Auriga, que impulsionas tua quadriga com o crepitante látego. Escuta, pois, minhas palavras e descobre a teus iniciados a doçura da vida.

    ResponderExcluir
  2. Hélio é titã dá segunda geração.

    ResponderExcluir