- Raça: Titã
- Aspectos: Deus intercessor entre o céu e a terra.
- Cônjuge: Pleione
- Filiação: Jápeto e Clímene.
- Descendentes: ninfas Plêiades.
- Aliados: Epimete; Prometeu.
- Plantas relaccionadas: Acácia; freixo; carvalho; faia; vetiver; nogueira; sândalo; manjerona.
- Atributos e símbolos: Esfera, simbolizando a abóbada celeste.
Atlas é o Deus que liga o Céu com a Terra, uma das características do Deus Jápeto, seu pai. Nos mitos, Atlas foi punido a erguer o Céu por toda a eternidade.
Atlas, é um Titã da segunda geração, filho directo dos primeiros Titãs. Ele lutou ao lado dos Titãs contra Júpiter e os Olimpianos. Atlas fracassou, junto com os demais Titãs, que foram banidos ou punidos. A punição de Atlas foi sustentar a abóbada celeste por toda a eternidade.
Logicamente, isso é apenas uma metáfora, pois há maneiras mais resistentes e fáceis de suster o Céu. Com isso concluimos que Atlas é um intercessor entre o celestial e o terrestre, uma via entre a humanidade e os Deuses.
O Titã só foi temporariamente alivido de sua pena quando Hércules tomou seu lugar por um tempo, enquanto Atlas buscava para o heroi alguns pomos de ouro dos jardins das Hespérides, pertencente à Deusa Hera. As filhas de Atlas, as Plêiades, representam o que conhecemos como a constelação de Touro.
Com o passar dos tempos pagães helénicos, houve a errónea assimilação do globo celestial de Atlas com o globo terrestre, e por isso, hoje em dia, o coletivo de "mapas" é "atlas".
ele também é pai de Hyás e das Hyádes, com Pleiónê ou Aíthra, alguns poetas também o consideram pai de Kalypsó, Diónê e Maíra, embora seja mais provável que sejam Okeanídes.
ResponderExcluir