Tânatos

  • Raça: Deus Ctônico
  • Aspectos: Deus da morte.
  • Cônjuge: Não possui
  • Filiação: Nix
  • Descendentes: Não possui.
  • Aliados: Ares; Hípnos; Moiras; Hades; Proserpina; Hécate; Apolo.
  • Plantas relaccionadas: Beladona; açafrão-da-terra; gengibre; cicuta; arruda.
  • Atributos e símbolos: Foice; gadanha; espada; asas negras (ou asas de morcego); manto negro; cabelos prateados.

Tânatos (Orcus, em latim), é a personificação da morte. Era filho da Noite, que o gerou por partenogênese, ou seja, gerou sozinha, sem intervenção masculina. Tânatos é irmão gêmeo de Hípnos (o Sono), e ambos são muito ligados, a Morte e o Sono. Ao contrário de que muitos pensam, a Tânato não é um Deus malígno, ele representa a morte natural, a morte tranqüila, pelo cansaço da velhice, ao contrário de suas irmãs Keres.
Há um mito, em que o herói Héracles é recebido no palácio do rei Admeto. A esposa do rei estava muito doente, e Tânato é enviado para levar sua alma, porém Hércles consegue expulsá-lo.
Hoje em dia, desde a Idade Média, Tânato vem sendo conhecido como "Ceifeiro", ou "Ceifador", representado como um esqueleto com um manto preto segurando uma foice, a foice com o que corta o moribundo, separando o espírito do corpo. Tânato Ceifador aparece muito na mídia, sendo ainda o principal protagonista do desenho animado The Grim Adventures of Billy and Mandy, onde ele é servo de duas crianças após perder uma aposta com elas.

    Um comentário:

    1. Hino órfico a Thánatos traduzido do espanhol:

      LXXXVII. A THÁNATOS

      Incenso, grãos de incenso

      Escuta-me, tu, que reges o timão de todos os mortais, concedendo um prazo sagrado a todos aqueles de quem te manténs afastado. Pois teu sono destrói a alma e o corpo em movimento, cada vez que desatas os vínculos vigorosos da natureza, trazendo-lhes aos seres vivos um profundo e eterno sono. Sendo comum a todos, te mostras injusto com alguns, ao pôr fim a florescente juventude de uma vida, de um modo rápido. Porque em ti somente se consuma a decisão de tudo, já que és o único que não atende a votos nem a súplicas. Mas, venha, bem-aventurado, te peço que te apresentes após um longo prazo de vida, solicitando-te com sacrifícios e pregarias, a fim de que a velhice seja um nobre presente entre os humanos.

      ResponderExcluir