Esculápio

  • Raça: Deus telúrico
  • Aspectos: Deus da medicina; Deus da cura.
  • Cônjuge: Não possui.
  • Filiação: Apolo e Corônis.
  • Descendentes: Hígia; Panacéia.
  • Aliados: Proserpina; Mercúrio; Febe; Selene.
  • Plantas relaccionadas: Acácia; coentro; eucalípto; alho; zimbro; lavanda; limão; nogueira; maçã; louro; cevada; cravo; cravo-da-índia; bálsamo; mostarda; hortelã; gualtéria; espinheira-santa; panacéia; pinho.
  • Atributos e símbolos: "Bastão de Esculápio" (Bastão envolto por uma serpente).

Esculápio (ou Asclépio, em grego) é o Deus da medicina. Segundo os mitos, ele teria nascido de cesariana. Seu símbolo é um bastão, envolto por uma cobra, este símbolo é muito confundido com o caduceu, de Hermes. O bastão de Esculápio é símbolo da medicina, enquanto o caduceu de Hermes é símbolo místico de conhecimento, usado por comerciantes e advogados
O mito de Esculápio começa quando Apolo se apaixona pela mortal Corônis, na Tessália. Porém, Apolo, como Deus das profecias, previu que Corônis o traia, então a matou com uma flecha. Enquanto morria, Corônis anunciou ao Deus que estava dele grávida. Então, antes de seu funeral, Mercúrio tirou a criança de seu ventre e levou-o para ser criado pelo centáuro Quíron. Este centáuro já havia criado e treinado muitos heróis no passado, dentre eles Teseu, Jasão e Enéias. Sábio na arte da batalha, da caça e da cura, ensinou a Esculápio a arte da cura, a medicina.

E então Esculápio se tornou um grande conhecedor de ervas e curador de doenças e ferimentos, se tornando famoso por onde passava. Segundo os mitos, ele fazia os mortos retornarem à vida. Esculápio era um médico tão bom que o mundo dos mortos ficou quase vazio. Júpiter teve que intervir, matando o médico, para que a ordem do Universo continue fluindo harmoniosamente, entre a vida e a morte.
Esculápio morreu, mas foi divinizado pela população, e por ser virtuoso foi elevado à condição de Deus, se tornando o Deus da cura, padroeiro dos médicos e curandeiros, no qual é reconhececido até hoje.

Sua filha Hígia representa a saúde e sanidade, e sua filha Panacéia representa a própria cura. De Hígia deriva a palavra higiene. Assim como o pai, Hígia possui um símbolo próprio, também bastante conhecido, um cálice envolto por uma serpente, chamado "Cálice de Hígia", símbolo da farmácia.

4 comentários:

  1. também é pai com Epiónê,deusa que acalma a dor, de Akesô,deusa da cicatrização das feridas, Aíglê,deusa do corpo saudável e radiante, Iasó,deusa dos remédios e métodos de cura, Telesphóros, deus do repouso e da recuperação das doenças, além é claro de Hygeía e Panákeia.

    ResponderExcluir
  2. Hino órfico a Asklepiós traduzido do espanhol:

    LXVIL A ASKLEPIÓS

    Incenso, grãos de incenso

    Curador de tudo, Asklepiós, senhor Paián, que alivias os muito penosos sofrimentos das enfermidades dos humanos. Vem, te rogo, outorgador de doces presentes, poderoso, trazendo-nos saúde e eliminando as enfermidades e os duros gênios maléficos da morte. Favorecedor da vegetação, auxiliador, que afastas a desgraça, de feliz sina; robusta prole, receptor de esplendidas honras, de Phoíbos Apóllôn. Inimigo das enfermidades, tu, que tens por irrepreensível consorte a Hygeía (Saúde), vem, afortunado, salvador, aportando um bom fim a nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Hino órfico a Hygeía, filha de Askleípós e Epiónê:

    LXVIII. A HYGEÍA

    Incenso, grãos de incenso

    Encantadora, amável, vivificadora, augusta, soberana, escuta-me, afortunada saúde, portadora de prosperidade, mãe de todo, pois, por tua influência, desaparecem dos mortais as enfermidades, e toda casa, graças a ti, pros¬pera cheia de gozo, e as artes florescem. O mundo te anseia, soberana, e o único que sempre te desdenha é o Haídês destruidor de almas; perenemente jovem, muito desejada, repouso dos mortais, porque sem ti tudo carece de proveito para os humanos, pois nem se dá a riqueza, doce pelas celebrações festivas que envolve, dispensadora, além, de felicidade, nem um varão, sem tua intervenção, chega ao velho carregado de dores. Porque tu sozinha tudo dominas e tudo governas. Veja, pois, deusa, apresenta-te sempre socorredora de teus iniciados e afasta a moléstia fatal das penosas enfermidades.

    ResponderExcluir
  4. Massa!Meu sobrenome é Esculapio kkk

    ResponderExcluir