Nereu

  • Raça: Deus aquático
  • Aspectos: Deus das ondas do mar; Deus da sabedoria; Deus da profecia; Deus da verdade.
  • Cônjuge: Dóris.
  • Filiação: Gaia e Ponto
  • Descendentes: Nérites; Nereidas.
  • Aliados: Pontos; Oceano; Apolo; Tétis; Euríbia; Taumante; Vênus.
  • Plantas relaccionadas: Algas; anis; figo; bistorta; confrei; cicuta; helébolo.
  • Atributos e símbolos: Tridente; algas marinhas.

Nereu, também chamado de "velho do mar" é filho da Terra (Gaia) e do Mar (Ponto). Ele é o mais velho de cinco irmãos (Euríbia, Ceto, Fórcis, Taumante, e ele mesmo). Junto com a oceanide Dóris teve cinqüênta filhas, as ninfas nereidas ("filhas de nereu"), e também teve um filho, Nérites.
Nereu habita, segundo os mitos, no mar Egeu. Seu culto é bastante antigo, anterior ao dos olimpianos. É dito que seu culto foi sucedido pelo de Poseidón. Nereu é dotado de virtudes, é um sábio ancião, e está disposto a compartilhar sua sabedortia com quem o procura e que seja dotado de virtudes, tanto quanto ele. O Deus ensinou muito do que sabe à Deusa Vênus. Nereu é verdadeiro no que diz. Ele também possui dons de profecia.
Nereu é representado como um velho, com barbas de algas, portando um tridente e com corpo de serpente marinha da cintura abaixo.

2 comentários:

  1. Hino órfico a Nêreús traduzido do espanhol:

    XXIII. A NÊREÚS

    Incenso, mirra

    Tu, que possuis os fundamentos de Póntos, a azulada comarca, que desfrutas com tuas cinqüenta belas filhas em suas danças entre as ondas, Nêreús, renomeada divindade, alicerce do mar, término da terra, princípio de todas as coisas, que agitas o sagrado embasamento de Deó (terra), quando sujeitas os ventos desatados nas sombrias profundezas. Mas, veja, afortunado, afasta os terremotos e envia a teus iniciados dita, paz e uma aliviadora saúde.

    ResponderExcluir
  2. Hino órfico a Prôteús, filho de Póntos e Gaía, de Nêreús e Dôrís ou de Poseidón e Amphitrítê ou alguma Nýmphê:

    XXV. A PRÔTEÚS

    Odorosa resina de incenso

    Invoco a Prôteús, dono dos controles do mar, Primogênito, que revelou os princípios de toda natureza, transformando a sagrada matéria em aparências multiformes, venerando, prudentíssimo, conhecedor do presente, do passado e do futuro, porque ele mesmo possui tudo e transforma, e nenhum outro dos imortais que habitam a sede do nevado Ólympos, o mar, a terra, ou voam pelo ar, o fazes. Pois a natureza inicial confiou tudo a Prôteús. Mas, veja, pai, vem com intenções piedosas para teus iniciados, enviando-nos um bom final nos afazeres de nossa afortunada vida.

    ResponderExcluir