Ninfas

"A Natureza é um templo onde vivos pilares deixam escapar, às vezes, confusas palavras" – Charles Baudelaire

Há muitos significados para "ninfa" no idioma grego, como "noiva", "velado", ou até "botão de rosa". As ninfas são espíritos femininos da Natureza, que habitam em montanhas, florestas, lagos, rios, bosques, prados, e até em cada árvore e pedra da Natureza.
Ninfas são equivalentes às fadas, na tradição celta, às mouras encantadas, na tradição portuguesa, e provavelmente até aos kamis no xintoísmo.

As ninfas correspondem ao panteão do mais puro animismo helênico. Elas são associadas à graça criativa e fecundadora da Natureza. Em inúmeros mitos gregos, as ninfas sempre são perseguidas sexualmente pelos sátiros. Elas são a alma da Natureza.
Algumas ninfas são associadas a outros Deuses. Há ninfas seguidoras de Diana, que com ela caçam e vivem nos confins das florestas. Ninfas seguidoras de Baco, que participam de seus bacanais. Ninfas inspiradoras da arte, que seguem Apolo.

Podemos classificar as ninfas também como seres elementais, ninfas alquímicas que interagem no mundo material: ninfas da terra, ninfas do fogo, ninfas da água e ninfas do ar. Cada grupo de ninfas com seus respectivos elementos abrange diferentes associações, seja na Natureza, seja também dentro de nós, em nossos sentidos e emoções. Eis um exemplo de classificação de ninfas elementais:

Ninfas da terra - associadas à estabilidade, riqueza, fertilidade e racionalidade.
  • Astrologia: Capricórnio; Touro; Virgem.
  • Plantas: Cevada; milho; cipreste; ervilha; batata; prímula. aveia; patchuli; centeio; trigo; nabo; tulipa; vetiver; magnólia; alfafa; verbena;

Ninfas do ar* - associadas à instabilidade, harmonia; comunicação e inspiração.
  • Astrologia: Aquário; Libra; Gêmeos.
  • Plantas: Acácia; amêndoa; anis; giesta; castanha; chicória; cravo-da-Índia; dente-de-leão; avelã; erva-doce; bordo; menta; pinho.


Ninfas da água - associadas à tranqüilidade, pureza, repouso e amor.
  • Astrologia: Peixes; Câncer; Escorpião.
  • Plantas: Aloe; bálsamo; maçã; alga; cânfora; cereja; margarida; olmo; eucalípto; matricária; gardênia; abóbora; uva; hibisco; limão; mirra; trombeta; artemísia; sândalo.

Ninfas do fogo* - associadas à agitação, idealização, virilidade e fé.
  • Astrologia: Áries; Leão; Sagitário
  • Plantas: Pimenta; assa-fétida; manjericão; olíbano; freixo; louro; cravo; cedro; canela; café; gengibre; alho; oliva; carvalho; romã; açafrão; girassol; alecrim; coentro.


(*) Os "gênios", assim como as ninfas, são espíritos da natureza também. Segundo o que foi percebido nas culturas mediterrâneas, sobretudo na cultura árabe, os gênios são do fogo e do ar. Similarmente, na cultura grega, podemos perceber que as ninfas são apenas da terra e da água. As ninfas do fogo e do ar, descritas acima, podem ser substituídas pelo epiteto masculino "gênio".
Assim pode-se diferenciar os elementos femininos (terra e água) dos elementos masculinos (ar e fogo). Devemos todos ter harmonia entre todos esses elementos, mesmo que sejamos homens ou mulheres.

Os gregos da antigüidade classificavam as ninfas conforme suas associações e locais de influência. Por motivos óbvios não faz sentido levar estas classificações nos dias atuais:

  • Epigéias - Ninfas da terra ou do cultivo.
  • Agrónomides - associadas aos campos cultivados
  • Alseídes - associadas a flores
  • Antríades - associadas as cavernas
  • Auloníades - associadas a pastos
  • Dríades - associadas ao carvalho
  • Leimáquides - associadas a campinas e os prados
  • Melíades - associadas a árvore do freixo
  • Oréades - associadas a montanhas
  • Napéias - associadas a vales
  • Efidríades - Ninfas da água:
  •   Oceânidas - filhas de Oceano, água salgada.
  •   Nereidas - filhas de Nereu, associadas ao Mar Mediterrâneo, aos mares calmos e às águas litorâneas.
  •   Híades - filhas de Apolo e Cirene, foram as responsáveis pelos cuidados de Baco. Ninfas do rio
  • Plêiades - filhas de Atlas e Pleione, ninfas da chuva
  • Corícias - ninfas das covas ou cavernas nas montanhas
  • Neféles - filhas de Hemera, por si só, ou junto a Éter, ninfas das nuvens
  • Náiades - associadas à água doce:
  •   Crinéias - náiades associadas a fontes
  •   Pegéias - náiades associadas a mananciais.
  •   Potâmides - náiades associadas a rios.
  •   Limnátides - náiades associadas a lagos perigosos e pântanos.
  •   Tágides - náiades associadas ao rio Tejo.
  • Scylla - ninfa que virou monstro devido um feitiço da bruxa Circe.
  • Perimélides - ninfas associadas ao gado.
  • Epimélides - ninfas associadas as ovelhas.
  • Trías - ninfas associadas as abelhas.
  • Lâmpades - associadas ao submundo, seguidoras de Hécate.
  • Hespérides - guardiãs do Jardim das Hespérides, onde crescem maçãs de ouro que dão a imortalidade. Habitam o extremo Ocidente, onde o dia se põe, simbolizando o fim da vida e a imortalidade espiritual.

4 comentários:

  1. Hinos órficos as Nýmphes traduzido do espanhol.

    XXI. AS NEPHÉLAI

    Incenso, mirra

    Aéreas Nephélai, nutridoras dos frutos, errantes pelo céu, geradoras de chuva, empurradas pelas correntes de ar pelo universo; trovejantes, ardentes, de retumbantes ruídos, que vos moveis espalhando água com um aterrorizante estrépito no seio do ar, retumbando em vosso caminho, ao ser arrastadas a força pelos Anémoi (ventos). A vós, agora, suplico que, repletas de água e ajudadas por suaves Aúrai (brisas), envies frutíferas chuvas a mãe Gaía.

    XXIV. AS NÊREÍDES

    Incenso oloroso

    Sagradas filhas do marinho Nêreús, de tez suave como botões de rosa, que marcais as profundezas marinhas com vossa presença, que gostas da dança pelos caminhos do mar, cinqüenta donzelas arrebatadas pelo delírio divino entre as ondas, que vos alegrais seguindo atrás o carro dos Trítônes, com os seres de forma animal, cujos corpos nutre o mar e com outros que habitam as profundidades, águas de Trítôn. Vossa mansão é a água, e saltais dando voltas entre as ondas; Delphínes (golfinhos) que vagais pelas águas, entre o estrondo do mar, com vosso azulado brilho. Peço-vos que envies uma grande dita a vossos iniciados, porque fostes vós as primeiras que proclamastes o solene ritual do piedoso Bákkhos e da sagrada Persephónê, juntamente com minha madre Kalliópê e o soberano Apóllôn.

    ResponderExcluir
  2. As Hóres ou Hórai, deusas das estações e das horas do dia, guardiãs dos portões do Ólympos, servas de deusas como Héra, Aphrodítê e Dêmétêr, geralmente representadas num grupo de três, e de descendência variada, filhas de Zeús e Thémis, Hélios e Selénê, Zéphyros e Khlôrís ou Aíôn (eternidade):

    XLIII. AS HÓRES

    Incenso aromático

    Hóres, filhas de Thémis e do soberano Zeús, Eunomía, Díkê e feliz Eirénê; primaveris, que vos moveis pelo prado, adornadas com abundantes flores, puras, polícromas, muito odorosas entre brisas que levam aromas de flores. Hóres perenemente floridas, que girais em círculo, de belo rosto, vestidas com péplos de orvalho de flores muito bem cuidadas, companheiras de jogos de Persephónê, quando as Moíres e as Khárites, em danças circulares, se retiram à luz, alegres com Zeús e com a mãe dispensadora de frutos. Venham, pois, as recatadas e sagradas cerimônias para desfrute de vossos novos iniciados, fornecendo sem reservas os fecundos incentivos das boas estações.

    ResponderExcluir
  3. LI. AS NÝMPHAI

    Incenso odoroso

    Nýmphes, filhas do magnânimo Ôkeanós que habitais nos recônditos cursos de água da terra, de secretos passos, nutriz de Bákkhos, infernais, jocosas, frutíferas; que vos moveis pelo prado com sinuosas estradas, puras, que gostais das covas e cavidades e vos moveis pelos ares e pelas fontes. Que cobertas de orvalho deixais ligeiras pegadas em vossa apressada corrida, aparecendo e desaparecendo, nos vales, recobertas de flores, dançando pelos montes com Pán e emitindo os rituais gri¬tos, deslizais pelas rochas, harmoniosas, retumbantes, e transitais pelos montes. Campestres donzelas, que freqüentais as fontes e os bosques; odorosas virgens de alvos vestidos, impulsionadas por suaves brisas; caprinas, protetoras dos pastos, gratas as feras, que conseguis esplendidos frutos e desfrutais com o frio. Ternas, nutrizes e acrescentadoras, donzelas que vos relacionais estreitamente com os carvalhos, vos comprazeis nos jogos e vos moveis pelos cursos de água. Nýsiai, delirantes, remediadoras, amigas da primavera, que com Bákkhos e Deó trazeis o contentamento aos mortais. Venham, pois, as santificadas cerimônias com coração alegre, vertendo salutares águas nas estações de maduração dos frutos.

    ResponderExcluir
  4. Hino órfico as três Khárites, deusas dos encantos, da beleza, das festas e banquetes, deusas da alegria e da felicidade, das estações e da civilização.

    LX. A AS KHÁRITES

    Odorosa resina de incenso

    Escuta-me, oh Khárites gloriosas, que recebestes brilhantes honras, filhas de Zeús e de Eunomía que se prega o vestido em sua cintura, Aglaía, Thalía e a muito venturosa Euphrosýnê, geradoras de alegria, agradáveis, benévolas, puras, de mutáveis formas, perenemente jovens, ansiadas pelos mortais. Invocadas em nossos votos, compões um círculo e sois encantadoras com vossa suave tez de rosa. Venham, por favor, dispensadoras de ventura, sempre propicias a vossos iniciados.

    ResponderExcluir